Quem Somos

O Agrupamento de Escolas Coimbra Centro (AECC), criado a 04 de julho de 2012 por despacho governamental, agregou a Escola Secundária Jaime Cortesão, o Agrupamento de Escolas Poeta Manuel da Silva Gaio e o Agrupamento de Escolas de S. Silvestre.

Com sede na Escola Secundária, numa organização vertical, oferece todos os ciclos de ensino, do pré-escolar ao 12.º ano e, ainda, ao ensino noturno. É um agrupamento muito diversificado, que se afirma como uma escola inclusiva, determinada a responder a públicos diferentes.

A Missão do AECC assenta nos seguintes princípios:

  • Prestar um serviço público de educação e formação de qualidade;
  • Incluir todos os cidadãos, valorizando as suas capacidades e melhorando as suas debilidades;
  • Educar para a democracia, para a cidadania, solidariedade, interculturalidade e para os afetos, de modo a construir a interação e o espírito crítico necessários e catalisadores da mudança;
  • Educar para a inovação e para a arte;
  • Formar cidadãos responsáveis e autónomos;
  • Captar as sinergias da comunidade envolvente e aprender com ela;
  • Qualificar os cidadãos com novas competências a fim de os preparar para o futuro, capacitá-los para a aquisição de aprendizagens ao longo da vida e contribuir para o desenvolvimento do país.

A Visão do AECC é ser conhecido e reconhecido como uma organização de referência e de excelência, pelo serviço educativo prestado, pela diversidade de percursos formativos que oferece, pela inclusão de todos os seus, pela simbiose cultural, pela articulação com a comunidade envolvente, pelos projetos e estratégias inovadoras que desenvolve, pelos valores que transmite a todos os que nele participam, pela construção reflexiva do conhecimento através de empowerment e pelo clima organizacional positivo e gerador do bem-estar comum, potenciador do sucesso educativo dos seus alunos e da criação de ambientes saudáveis de trabalho.