Em virtude das condições adversas que todos atravessamos, este início do 3.º período exige a adaptação da escola e das aulas à situação de distanciamento que vivemos e, por isso, temos elaborado um Plano de Ensino a Distância (Plano E@D) do Agrupamento que irá ser aprovado e posteriormente enviado a todos vós.

No dia 9 de abril determinou o Governo do nosso país, bem como o Ministério da Educação, que as atividades letivas e não letivas presenciais continuassem suspensas até final do ano letivo com exceção daquelas que dizem respeito aos alunos dos 11.º e 12.º anos de escolaridade, de acordo com avaliação no mês de maio.

Sabemos que a Escola e o processo de ensino aprendizagem suporta-se, essencialmente, nas relações afetivas, sociais e pedagógicas que se estabelecem no quotidiano. A situação de ensino à distância não permite a plenitude dessas relações. Contudo, é necessário continuarmos a ensinar e a aprender, com os meios de que dispomos.

Nesse sentido, iniciaremos amanhã, dia 14 de abril, o primeiro dia de aulas do 3.º período, ao primeiro tempo da manhã, de acordo com os horários dos alunos. Os contactos serão estabelecidos pelas educadoras (Pré-Escolar), professores titulares de turma (1.º Ciclo), diretores de turma (2.º, 3.º Ciclo e Secundário) e os encarregados de educação/alunos para que os trabalhos se desenvolvam. As crianças e os alunos, bem como os encarregados de educação, irão posteriormente tomar conhecimento do Plano Semanal de Turma elaborado para todos e cada um deles.

Esse Plano Semanal vai incluir os horários das sessões síncronas e orientações sobre todas as restantes atividades, individuais e  autónomas, que serão solicitadas aos alunos. Considera ainda as características de cada aluno, reservando espaços para apoios mais específicos.

Estamos a desenvolver todos os esforços para que nenhum aluno do Agrupamento, por ausência de ligação à Internet e/ou falta de equipamento informático,  possa não cumprir o plano da sua turma.

O canal privilegiado de comunicação dos Encarregados de Educação será através do Educador/Professor Titular de Turma (Pré-escolar e 1º Ciclo) e Diretor de Turma (2º, 3º ciclos e Secundário).

Por último, queremos agradecer a disponibilidade e empenho que fomos sentindo por parte dos pais e encarregados de educação até este momento, fazendo votos para que, serenamente, todos ultrapassemos este enorme desafio.

Estamos tod@s no mesmo barco pelas nossas crianças e pelos nossos alunos, pelas famílias, por toda a comunidade educativa e por todos nós na salvaguarda do bem estar físico e emocional da comunidade AECC!