Na sequência das medidas tomadas pelo Governo a 13 de março e aquelas anunciadas em 9 de abril de 2020 considerando as perspetivas de evolução da pandemia no nosso país, o 3.º período irá iniciar-se de forma não presencial.

Tendo em conta “o objetivo de garantir que todas as crianças continuem a aprender no presente contexto”, a Direção Geral de Estabelecimentos Escolares apresentou aos agrupamentos de escolas um roteiro (8 Princípios Orientadores para a Implementação do Ensino a Distância (E@D) nas Escolas) que pretende apresentar “um conjunto de linhas de orientação para as escolas e não um conjunto de diretrizes que é obrigatório seguir.”.

Assim, após análise, reflexão, debate interno, levantamento dos meios tecnológicos existentes e identificação de constrangimentos, o presente documento assume-se como um Plano dinâmico e em construção, resultante da visão partilhada pelas diversas estruturas pedagógicas, de coordenação e orientação educativa do Agrupamento de Escolas Coimbra Centro (AECC) e do trabalho em rede desenvolvido em estreita ligação com as entidades parceiras, como os CRI, a Equipa Multidisciplinar de Apoio às Escolas (PIICIE), a DGEstE e a autarquia.

Este Plano será dado a conhecer através do website do Agrupamento, da divulgação pelas estruturas intermédias e comunicado aos alunos, pais e encarregados de educação. Serão ainda elaborados documentos-síntese para os alunos e encarregados de educação, visando uma comunicação mais eficaz.