Novos documentos: Atualização da Norma 02/JNE/2020 e Informação Complementar; Orientações para a reabertura da Educação Pré-Escolar - Informações Gerais; Orientações para a reabertura da Educação Pré-Escolar - Normas de conduta obrigatórias; Exames finais nacionais 2020 - Procedimentos de realização.

Orientações para a organização e funcionamento das atividades letivas presenciais dos alunos dos 11.º e 12.º anos e dos 2.º e 3.º anos dos Cursos de Dupla Certificação do Ensino Secundário No momento de regresso às aulas presenciais dos alunos dos 11.º e 12.º anos de escolaridade e do 2.º e 3.º anos dos cursos de dupla certificação do ensino secundário, que irão decorrer entre 18 de maio e 26 de junho de 2020, impõe-se que sejam assegurados procedimentos através da implementação de um plano de medidas e orientações que mitigue a possibilidade de contágio pelo vírus COVID-19, garantindo a segurança da comunidade educativa. Em cumprimento das orientações da Direção-Geral de Saúde e da Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares, e tendo presente o Plano de Contingência já implementado pela Direção do Agrupamento de Escolas Coimbra Centro (AECC) estabelecem-se agora as normas abaixo referidas para a reorganização do funcionamento da Escola Secundária Jaime Cortesão no regresso às aulas em regime presencial dos alunos dos 11.º e 12.º anos de escolaridade e dos 2.º e 3.º anos dos cursos de dupla certificação do ensino secundário. I - Organização escolar II - Frequência Cursos Científico-Humanísticos Cursos Profissionais Ensino a Distância Assiduidade nas aulas presenciais Código de conduta  Solicita-se a toda a comunidade escolar a colaboração e o estrito cumprimento das normas e orientações acima indicadas para que possamos assegurar o regresso às atividades letivas presenciais de forma segura e serena  A saúde e segurança de cada um de nós depende de todos! 

Época de Abril de 2020. Consulta de documento com data dos Exames a Nível de Escola - Ensino Recorrente não Presencial.

Informam-se os Encarregados de Educação das crianças que irão frequentar a Educação Pré-Escolar que as matrículas/renovação de matrículas/transferências para o ano letivo de 2020/2021 irão decorrer entre 04 de maio e 30 de junho. A  situação de matrícula para o 1º ano de escolaridade decorre nesta mesma data. O Encarregado de Educação tem de efetuar a matrícula/renovação de matrícula/transferência do seu educando, segundo o Decreto-Lei n.º 14-G/2020, de 13 de abril, artigo 11.º, ponto 1:” em https://portaldasmatriculas.edu.gov.pt, com recurso à autenticação através do cartão de cidadão, chave móvel digital ou credenciais de acesso ao Portal das Finanças”. Caso o Encarregado de Educação não tenha meios informáticos  poderá dirigir-se aos Serviços Administrativos da Escola Sede do Agrupamento, Escola Secundária Jaime Cortesão (Coimbra), onde será atendido das 09H30 às 16H30 de 2.ª a 6.ª feira com marcação prévia para o email:  secretaria@aecoimbracentro.pt. Consulte os documentos associados abaixo.

Informação da Sra. Diretora-Geral dos Estabelecimentos Escolares Dra. Maria Manuela Pastor Faria Havendo um conjunto de preocupações relacionadas com segurança no uso das plataformas digitais, queremos chamar a atenção para o cumprimento das normas de segurança disponibilizadas no site Apoio às Escolas, produzidas em articulação estreita com o Comando Nacional de Cibersegurança e a Comissão Nacional de Proteção de Dados. Estas normas, como já foi divulgado, encontram-se disponíveis nos seguintes links: https://apoioescolas.dge.mec.pt/node/763 https://www.seguranet.pt/pt/estudo-em-casa-recomendacoes-de-seguranca Havendo algumas preocupações acrescidas com a plataforma Zoom, chamamos a atenção de todos para informações específicas sobre esta plataforma: https://www.seguranet.pt/sites/default/files/estudoemcasa/Zoom.pdf

No cumprimento do disposto no n.º 3 do artigo 8º e n.ºs 6, 7 e 8, do artigo 14º, do Decreto-Lei n.º 14-G/2020, de 13 de abril, informa-se o seguinte: ORIENTAÇÕES PARA O PROCESSO DE INSCRIÇÕES /RETIFICAÇÕES 1. O prazo de inscrição para os exames Finais Nacionais do ensino secundário é prorrogado até 11 de maio de 2020; 2. Os alunos têm que alterar, sempre que necessário, as inscrições para os exames finais nacionais que já tenham sido efetuadas, com vista à adaptação das suas opções tendo em conta que só podem realizar exames finais nacionais nas disciplinas que elejam como provas de ingresso para efeitos de acesso ao ensino superior; 3. É permitida a realização de exames finais para melhoria de nota, relevando o seu resultado apenas como classificação de prova de ingresso; 4. Solicitamos particular atenção ao novo calendário de exames Finais Nacionais e de provas de Equivalência à Frequência (estas só para alunos Autopropostos ou na modalidade de ensino individual e doméstico – Ensinos Básico e Secundário); PROCEDIMENTOS A ADOTAR PARA RETIFICAR O BOLETIM DE INSCRIÇÃO 1. Os alunos/encarregados de educação enviam para a escola o boletim de inscrição (modelo EMEC) disponibilizado em formato editável no separador Exames e Provas 2019/2020 na página do Agrupamento; 2. Nas situações em que não seja possível a utilização do recurso previsto no ponto 1. a inscrição pode ser efetuada através de formulário disponibilizado, para esse efeito, na plataforma eletrónica disponível em https://exames.dgeec.mec.pt/. 3. Findo o prazo de suspensão da atividade letiva presencial ou no dia da realização do primeiro exame, os alunos ou os seus encarregados de educação procedem à entrega do original ou do modelo descarregado do boletim de inscrição, devidamente preenchido e assinado, havendo lugar, quando aplicável, ao pagamento de encargos de inscrição 4. Depois de devidamente preenchidos, os boletins deverão ser enviados, como até agora, por email para exames2020@aecoimbracentro.pt, preferencialmente até 11 de maio de 2020.

Na sequência das medidas tomadas pelo Governo a 13 de março e aquelas anunciadas em 9 de abril de 2020 considerando as perspetivas de evolução da pandemia no nosso país, o 3.º período irá iniciar-se de forma não presencial. Tendo em conta “o objetivo de garantir que todas as crianças continuem a aprender no presente contexto”, a Direção Geral de Estabelecimentos Escolares apresentou aos agrupamentos de escolas um roteiro (8 Princípios Orientadores para a Implementação do Ensino a Distância (E@D) nas Escolas) que pretende apresentar “um conjunto de linhas de orientação para as escolas e não um conjunto de diretrizes que é obrigatório seguir.”. Assim, após análise, reflexão, debate interno, levantamento dos meios tecnológicos existentes e identificação de constrangimentos, o presente documento assume-se como um Plano dinâmico e em construção, resultante da visão partilhada pelas diversas estruturas pedagógicas, de coordenação e orientação educativa do Agrupamento de Escolas Coimbra Centro (AECC) e do trabalho em rede desenvolvido em estreita ligação com as entidades parceiras, como os CRI, a Equipa Multidisciplinar de Apoio às Escolas (PIICIE), a DGEstE e a autarquia. Este Plano será dado a conhecer através do website do Agrupamento, da divulgação pelas estruturas intermédias e comunicado aos alunos, pais e encarregados de educação. Serão ainda elaborados documentos-síntese para os alunos e encarregados de educação, visando uma comunicação mais eficaz.

Em virtude das condições adversas que todos atravessamos, este início do 3.º período exige a adaptação da escola e das aulas à situação de distanciamento que vivemos e, por isso, temos elaborado um Plano de Ensino a Distância (Plano E@D) do Agrupamento que irá ser aprovado e posteriormente enviado a todos vós. No dia 9 de abril determinou o Governo do nosso país, bem como o Ministério da Educação, que as atividades letivas e não letivas presenciais continuassem suspensas até final do ano letivo com exceção daquelas que dizem respeito aos alunos dos 11.º e 12.º anos de escolaridade, de acordo com avaliação no mês de maio. Sabemos que a Escola e o processo de ensino aprendizagem suporta-se, essencialmente, nas relações afetivas, sociais e pedagógicas que se estabelecem no quotidiano. A situação de ensino à distância não permite a plenitude dessas relações. Contudo, é necessário continuarmos a ensinar e a aprender, com os meios de que dispomos. Nesse sentido, iniciaremos amanhã, dia 14 de abril, o primeiro dia de aulas do 3.º período, ao primeiro tempo da manhã, de acordo com os horários dos alunos. Os contactos serão estabelecidos pelas educadoras (Pré-Escolar), professores titulares de turma (1.º Ciclo), diretores de turma (2.º, 3.º Ciclo e Secundário) e os encarregados de educação/alunos para que os trabalhos se desenvolvam. As crianças e os alunos, bem como os encarregados de educação, irão posteriormente tomar conhecimento do Plano Semanal de Turma elaborado para todos e cada um deles. Esse Plano Semanal vai incluir os horários das sessões síncronas e orientações sobre todas as restantes atividades, individuais e  autónomas, que serão solicitadas aos alunos. Considera ainda as características de cada aluno, reservando espaços para apoios mais específicos. Estamos a desenvolver todos os esforços para que nenhum aluno do Agrupamento, por ausência de ligação à Internet e/ou falta de equipamento informático,  possa não cumprir o plano da sua turma. O canal privilegiado de comunicação dos Encarregados de Educação será através do Educador/Professor Titular de Turma (Pré-escolar e 1º Ciclo) e Diretor de Turma (2º, 3º ciclos e Secundário). Por último, queremos agradecer a disponibilidade e empenho que fomos sentindo por parte dos pais e encarregados de educação até este momento, fazendo votos para que, serenamente, todos ultrapassemos este enorme desafio. Estamos tod@s no mesmo barco pelas nossas crianças e pelos nossos alunos, pelas famílias, por toda a comunidade educativa e por todos nós na salvaguarda do bem estar físico e emocional da comunidade AECC!

Informam-se todos os Encarregados de Educação dos alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico que os registos de avaliação referente ao 2º período letivo encontram-se disponível para consulta no GIAE a partir de 6ª feira, dia 3 de abril. Caso não seja possível o acesso ao GIAE por falta de meios tecnológicos os Encarregados de Educação receberão essa informação via postal. Da mesma forma serão enviados os registos de avaliação das crianças da Educação Pré-Escolar e do 1.º CEB. Uma boa Páscoa para tod@s e votos de boa saúde!

Informa-se a comunidade escolar sobre as instruções e os procedimentos referentes aos Exames e Provas Nacionais a realizar no presente ano letivo. Poderá consultar toda a documentação aqui, nomeadamente: Boletins Inscrição Instruções de Preenchimento Listas de Códigos Normas e Regulamentos Depois de devidamente preenchidos, os boletins deverão ser enviados por email para exames2020@aecoimbracentro.pt. Os alunos deverão igualmente enviar o pedido de atribuição de senha efectuado na página electrónica da Direção Geral do Ensino Superior em www.dges.gov.pt.

Divulga-se a lista atualizada das escolas de referência para acolhimento de "filhos ou outros dependentes" de trabalhadores de serviços essenciais, de acordo com o definido no artigo 10.º do Decreto-Lei n.º 10-A/2020, de 13 de março. Esta lista é dinâmica e poderá, face ao evoluir da situação, sofrer alterações/correções. Estas alterações serão sempre realizadas pela DGEstE, em articulação com os Agrupamentos de Escolas/Escolas Não Agrupadas e os municípios. As listas serão afixadas em todos os agrupamentos de escolas e escolas que integrem agrupamentos, independentemente de terem ou não esta resposta. Na generalidade dos casos, as escolas que têm as cozinhas a preparar refeições para alunos carenciados coincidem com aquelas que são as escolas de referência para acolhimento. Mas há alguns poucos casos em que não coincidem. Informa-se que esta informação será atualizada sempre que necessário.

No sentido de dar cumprimento às orientações emanadas da DGEstE sobre o assunto em epígrafe, a Direção do Agrupamento de Escolas de Coimbra Centro (AECC) recomenda fortemente aos alunos e famílias que sejam cumpridas  as regras  de higiene pessoal, de distanciamento social e, sobretudo, de contenção da participação dos alunos em atividades, iniciativas e deslocações a locais que potenciem o contágio. A suspensão das atividades letivas e não letivas presenciais terá efeitos tanto mais positivos quanto os alunos e as famílias cumpram estritamente as regras atrás definidas. As escolas do AECC encontram-se encerradas a partir de dia 16 de março de 2020, segunda-feira. A direção do Agrupamento, os professores, os assistentes técnicos e operacionais, tal como os Serviços Administrativos, continuam ao serviço assegurando, de forma não presencial, todas as tarefas imprescindíveis ao funcionamento desta unidade organizacional. Assim, determina-se que em caso de necessidade de contacto deve ser utilizado o endereço de email ou o contacto telefónico do AECC (Escola Sede)  que pode encontrar na nossa página do Agrupamento. Disponibilizamos um meio de contacto para que as famílias possam sinalizar situações de suspeição ou contágio que decorram após o início da suspensão das atividades (aecc.covid-19@aecoimbracentro.pt) ainda que os educadores/professores titulares/diretores de turma procedam a contactos bissemanais com os pais/encarregados de educação de modo a acompanharmos, à distância, os nossos alunos e a nossa comunidade escolar. Ficam, também, suspensas todas as atividades não letivas e de acompanhamento à família. De forma a manter o possível cumprimento dos conteúdos das várias áreas ou disciplinas, os alunos receberão, da parte do professor titular/professor da disciplina ou diretor de turma, indicações precisas sobre os trabalhos a realizar, e como os devolver, priviligiando as atividades letivas não presenciais. Aguardamos a definição de procedimentos para que os alunos não necessitem de se deslocar à escola para a inscrição nos exames nacionais. O Ministério da Educação emanará orientações sobre as questões que assim o justifiquem e o AECC atualizará a informação sempre que se justifique. Est@amos junt@s no mesmo barco!

No sentido de dar cumprimento às orientações emanadas da DGEstE e da Direção Geral de Saúde, a Direção do Agrupamento de Escolas de Coimbra Centro elaborou um plano de contingência do qual fazem parte: o reforço das medidas de higiene no espaço escolar; a criação de uma área de isolamento para situações de alunos/professores/funcionários que apresentem frebre, tosse ou dificuldades respiratórias; a obrigatoriedade dos pais/encarregados de educação de se deslocarem á escola, com urgência, no caso de serem contactados para levarem os seus educandos da escola nas situações atrás descritas. Consulte os documentos - abaixo disponibilizado, assim como o COVID-19 - Orientações; Plano de Contingência do Agrupamento de Escolas de Coimbra Centro; COVID-19 - Perguntas Frequentes (Informação da ARSCentro - fevereiro de 2020). É ainda recomendável a leitura atenta das orientações e notas da DGS, a consultar na página da DGS disponível no link - www.dgs.pt - que, como referido, vão sendo atualizadas sempre que exista evolução da situação.

Calendário dos Exames a Nível de Escola ao abrigo do decreto-lei n.º 357/2007, de 29 de outubro.

O Orçamento Participativo das Escolas é um processo estruturado em várias etapas que permite aos alunos a possibilidade de participarem ativamente no desenvolvimento de um projeto que contribua para a melhoria da sua escola, de acordo com as suas preferências, necessidades e vontades. Mais informações em www.opescolas.pt
1 2