UAARE

As UAARE – Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola, visam uma articulação eficaz entre os agrupamentos de escola, os encarregados de educação, as federações desportivas e seus agentes e os municípios, entre outros interessados, tendo por objetivo conciliar, com sucesso, a atividade escolar com a prática desportiva de alunos/atletas do ensino secundário enquadrados no regime de alto rendimento (Nível I), praticantes de seleções nacionais (Nível II) e alunos-atletas que revelem potencial talento desportivo em virtude do seu desempenho numa determinada modalidade desportiva federada (Nível III).

Nestas escolas, foram formadas equipas pedagógicas UAARE com objetivo de desenhar, implementar e acompanhar o processo pedagógico e de apoio psicológico para cada um dos alunos envolvidos, tendo em consideração as suas particulares necessidades (ensino diferenciado). O processo nas escolas é centralizado no Professor Acompanhante, em estreita colaboração com o Responsável Nacional do Projeto e demais agentes implicados. A existência de uma “Sala de Estudo Aprender+”, assegurada por professores das principais áreas disciplinares (matemática, inglês, português, física e química, filosofia e psicologia), permite que os alunos reforcem aprendizagens ou recuperem conteúdos perdidos em momentos de ausência à escola em virtude de competições desportivas de relevo.

No ano letivo 2018/2019, frequentam a EB Silva Gaio 5 alunos-atletas de Nível II e III (natação) que fazem parte do Projeto. Na ES Jaime Cortesão estudam 19 alunos-atletas de Nível I, II e III, praticantes de judo, natação, futebol, ginástica e vela, espalhados pelos cursos do ensino regular, ensino profissional e ensino noturno (EFA).

Saiba mais sobre o Projeto UAARE aqui.